#1 Kit Mimo Vermelho

Kit da Exploradora Vulvar

Um dos livros mais importantes na minha foi e é o “Diário de Anne Frank”, li-o quando tinha 13/14 anos. Anne Frank ensinou-me várias coisas e entre ela que conhecer o meu próprio corpo é indispensável para ser dona da minha sexualidade.

Depois de ter lido este trecho (clica  AQUI  para leres tu também) decidi inscrever-me no “Pelouro da Saúde” da escola, um projecto escolar (que infelizmente já não existe) que desenvolvia programas de educação sexual, entre outros, com os jovens da escola e da comunidade. Desde então a Anne sempre me acompanhou. Volta e meia leio partes do livro ou simplesmente olho para ele (tenho-o na secretária de trabalho) para me lembrar de uma menina que mesmo numa situação adversa nunca deixou de olhar para ela mesma e permitir-se SER.

Relendo hoje aquelas páginas onde a Anne faz uma pertinente reflexão sobre os genitais femininos vejo como as suas palavras me mostraram o indispensável que é para mim, enquanto mulher, olhar e reconhecer o meu corpomente e recordando os 1º projectos sobre educação sexual dos quais fiz parte cheguei até outra “verdade uterina”: Por volta dos 12 anos, nunca muito mais tarde da menarca, todas as meninas deveríamos ser convidadas a sentar-nos junto a um grupo de mulheres mais velhas nas quais confiamos e manter uma longa conversa de “mulher a mulher” sobre a menstruação e a reprodução e dar-nos assim uma sólidas bases sobre sexualidade e prazer. 

Eu tive esse privilégio de ter essa conversa, e de essa experiência nasceu o livro “Por Trás da Capa Vermelha” e o conto “Refúgio Vermelho” que partilho com todas vocês.

No fim do encontro as mulheres adultas deveriam oferecer as meninas o que eu chamo de um “Kit da Exploradora Vulvar” (afinal é ou não é uma aventura o descobrimento do sexo e da nossa sexualidade?) porque de nada nos serve a teoria sem a experiência:

“Aqui tens a minha querida,
o teu espelho de mão,
um especulo e
um manual de instruções vulvares
para que explores como são e
como funcionam os teus genitais.”

Com todas estas recordações na cabeça, com todas estas ideias no meu corpomente e pensando que a maioria de nós mulheres adultas nunca olhamos verdadeiramente para a nossa vulva e para a nossa vagina (e já nem comento que poucas conhecem o seu cheiro ou sabem o seu sabor).
Concluído que os homens e/ou mulheres com os quais decidimos partilhar o nosso corpo e xs nossxs ginecólogxs conhecem melhor do que nós mesmas o nosso corpo, sabem como cheira e que sabor tem a nossa vulva e a nossa vagina nasce o “Kit da Exploradora Vulvar”.

Tenho a certeza que se Anne Frank estivesse aqui diria: “Se fechamos os olhos conseguimos saber/imaginar como são os nossos olhos, o nosso nariz, os nossos lábios, o nosso peito, as nossas mamas, o nosso ventre, as nossas mãos, o nosso rabo, os nossos pés… não seria lógico que também fosse claro para nós, o aspecto tem os nossos genitais?”

Claro que sim!!!!



Com o “Kit da Exploradora Vulvar” vai ser “canja” e super divertido, dou-te a minha palavra de exploradora! 

Se não suportas a ideia, se te mete nojo ou vergonha… questiona-te o porquê de não aceitares o teu próprio corpo, procura as causas da tua rejeição, do desconforto que sentes.

Não subtraias importância a situação/problema: sentir vergonha, pudor, nojo.. da tua própria sexualidade, do teu próprio corpo é algo sério e se este post não te desperta  para avançar no teu processo de aceitação e de auto-exploração aconselho-te a procurares mais informação sobre os benefícios de conheceres o teu próprio corpo e a sua sexualidade como ninguém e/ou procurar ajuda de um terapeuta sexual.


Preparada para te transformares numa Exploradora e iniciar a tua aventura pelo TEU Planeta Vulvar? 


Kit Exploradora  Vulvar inclui: 
1 Tote Bag
1 Espéculo Ginecológico
1 Espelho de mão
1 Sebenta da Exploradora






Para encomendas e mais informações  jardineriahumana@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário