Faz um ano que cortei o cabelo e desde então ouvi muita asneira!

 
Hoje 13 de Fevereiro faz um ano que cortei o meu cabelo e deixei de o pintar. 

A minha mãe tinha tido alta hospitalar muito recentemente e fazia anos (faz hoje anos, parabéns mãe!!!), decidimos ir ao cabeleireiro dar uma cortadela e um refresh no visual dela.
Enquanto a cabeleireira lhe cortava o cabelo, ela olhava para mim como que desafiando-me: "corta o teu, vá... anima-te".

Eu levava já algum tempo a dizer que queria cortar o cabelo para deixar de o pintar. Em Dezembro já tinha cortado um bom pedaço mas para deixar de o pintar ainda faltava mais uma fase de corte.

Como levava semanas pensando naquilo, atirei-me de cabeça e disse: "A próxima sou eu". 

O meu cabelo curto
Desde então tenho ouvido as coisas mais estranhas... sobre o meu corte de cabelo! 

Comentário  de um rapaz conhecido: "Cabelo curto em gaja é chunga, não dá para puxar no momento da f***"

Comentário da sogra: "Não me digas que cortas-te o cabelo para não ter trabalho? Não vais deixar assim muito tempo, pois não? Vais deixar crescer outra vez? Não vais pintar mais?"

Comentário de uma amiga mais velha: "Não cortes mais o cabelo, aproveita para o usar comprido enquanto és nova porque quando chegares a minha idade vais te arrepender de o ter cortado." 

Comentário de uma amiga: "E o Nuno (que é o meu companheiro) deixou-te cortar o cabelo assim?

O empregado do confeitaria onde costumo ir comprar o pão e que se sente como se fosse da família: "Até te fica bem mas da-te um ar menos feminino."

Um antigo amigo colorido: "Os homens não gostam de mulheres de cabelo curto." 

Um conhecido que já não via há muito tempo e encontrei por acaso: "Viras-te lésbica?"

Nem vou comentar tanto comentário sem noção minha Deusa! Cada uma de vocês que faça a sua própria reflexão.

Na verdade para mim, cortar o cabelo foi...

Cortar o cabelo foi para mim um acto para me aproximar de mim mesma.... a minha enorme cabeleira pesava-me e o cabelo pintado de preto (mesmo sendo a minha cor natural de nascença) já não me representavam. Senti que estava a libertar-me... a soltar... a limpar e poucas horas depois de cortar o cabelo a minha menstruação desceu e foi potente a sensação de limpeza e de abandonar o que já não me serve para iniciar um novo ciclo.

Apercebi-me que sempre que preciso de uma mudança radical, mudo também de forma radical o estilo do meu cabelo. Corto, pinto... mas desta vez foi uma mudança radical ao quadrado. Não mudei apenas o corte mudei a estética totalmente, passei de uma cabeleira que me batia na cinta para um corte curto, muito curto (pente 3 na parte de trás). Sentia que precisava iniciar uma nova etapa da minha vida , reencontrar-me com um lado de mim. Um lado mais livre, mais forte e mais simples e senti que cortar o cabelo e deixar de pinta-lo me conectaria com esse meu lado... com esse meu Eu.

Mas nunca imaginei, que o cabelo curto me ajudasse a encontrar essa parte de mim de uma forma tão potente... dito isto, vocês podem perfeitamente estar a pensar, que decidir cortar ou não o cabelo é uma decisão meramente estética mas para mim naquele momento teve um outro significado: estava a tirar de dentro para fora aquilo que eu sentia.

Hoje faz um ano que uma outra eu, que precisava morrer, morria... um ciclo chegava ao fim para poder desenhar outro diferente. Que iniciei com um novo ritmo. Comecei uma nova contradança com a minha ciclicidade.

E hoje, um ano depois terminei a minha metamorfose, que começou com um corte de cabelo... E aqui estou eu, começando uma nova etapa .

Agora vou desfruta-la e vive-la  com ternura e dando espaço ao prazer.

Eu sei que não somos um cabelo curto ou comprido mas a decisão de corta ou não o cabelo pode ser uma acção que que nos permita expressar os nossos desejos, medos e emoções por uma simples razão, o corpo fala. O corpo é o meio pelo qual me expresso.

E para vocês, o cabelo é só cabelo ou é também um pedaço da vossa identidade? Contem-me tudo, tudinho aqui nos comentários ;)


  Image and video hosting by TinyPic

Sem comentários:

Enviar um comentário