O Bosque dos Contos

 
Quando levo a sessão de contos “Tenda Vermelha”[i] a encontros e círculos de mulheres e há meninas e adolescentes no grupo, no fim, há sempre uma ou duas que me preguntam porque é que quase todas as histórias da sessão se desenvolvem num bosque ou muito próximas dele. A verdade é que eu não conto as histórias descrevendo que os acontecimentos se desenrolam no bosque com a excepção de uma mas é verdade que o nosso imaginário (colectivo) nos pode levar a situar o cenário das histórias que alinhavam esta sessão de contos num bosque. E é o que acontece muitas das vezes. 

Desconheço o/a autor/a. Agradeço informação
Isto porque o bosque pode ser (e é no mundo da imaginação, do onírico) a ponte com a nossa expressão criativa e fecunda.

Alguma vez se perguntaram porque é que avó da Capuchinha vivia numa casa do outro lado do bosque, “obrigando” assim a jovem rapariga a ter que o atravessar para a ir visitar?

Alguma vez se perguntaram porque é que o bosque exerce tanto fascínio na Capuchinha ao ponto de quando o atravessa não sentir medo e sim curiosidades de explorar outros caminhos?

No bosque estão as árvores e as árvores ao longo dos tempos estiveram ao pé das mulheres (e dos homens) quer nos bosques, quer nas grandes cidades, em jardins e parques. As árvores (os bosques) são símbolo de uma natureza selvagem, útil, estranha e/ou valiosa. As árvores utilizam as 4 energias, ar, água, terra e fogo exteriorizando-as através das raízes, folhas e frutos manifestando a sua força e a sua beleza.

No conto da Capuchinha[ii] (na verdadeira história) as árvores representam a verticalidade humana, a união entre o céu e a terra.

A imagem das árvores (dos bosques) esta tatuada na nossa imaginação e facilmente conectamos com ela.

É o que acontece a Capuchinha (e as meninas e as jovens que me perguntam na sessão o porquê do fascínio pelo bosque) que sente uma profunda conexão com o bosque “perdendo-se” nele e desejando descobrir todos os recantos.

Ela (ou seja cada uma de nós e das capuchinhas que nos habitam) observa as árvores e vê[iii] como cada árvore do bosque deitou raízes e cresceu graças a (re)união de forças descendentes e ascendentes as quais esta submetida. Árvores e mulheres expressam o seu potencial de realização (re)unindo as suas fases lunares e solares, divina e terrestre, luz e sombra, ying e yang, santa e puta…

Árvore e mulher são elementos vivos do cosmos, ambos simbolizam a vida em perpétua evolução.

A elevação ao céu e o enraizamento profundo na terra evocam tal como o corpo da mulher o caracter da vida: morte, regeneração, austeridade e renovação.

Observar as árvores, enraizar-se na natureza permitiu a jovem Capuchinha intuir como o seu corpo se parecia com as árvores… As raízes são as profundezas subterrâneas, o tronco e os primeiros galhos ganham vida na superfície terrestre e nas alturas os galhos e ramos mais altos crescem em direcção ao sol e se enchem de pássaros.

Quando uma mulher passeia pelo bosque, se “perde” nele aprende a cultivar, a podar, a integrar e a modelar a sua ciclicidade (a sua árvore interna) para poder gerir melhor as potencialidades do seu ciclo menstrual/hormonal. Passear pelo bosque, conectar com a natureza ajuda-nos a activar a nossa seiva para poder revitalizar a nossa energia. Como esta sessão de contos “Tenda Vermelha” é uma sessão interactiva durante um dos contos fazemos um exercício de enraizamento, querem fazê-lo comigo agora?

EXERCÍCIO DE ENRAIZAMENTO
download »»

Depois de percorrer os contos, as suas imagens, cores, símbolo, BOSQUES e mensagens e de juntas nos abrir-mos a mundo subtil das mil e uma cores da NOSSA CICLICIDADE gosto de fechar a sessão com um conto que termina assim:

“Vão, vão ao bosque… vão depressa se não a vossa vida jamais começara.”

Próxima sessão de Contos aqui»»


__________________________
[i] Se queres ter mais informação sobre esta sessão de contos escreve-me um email: jardineriahumana@gmail.com
[ii] Que é o conto de todas nós. Todas somos Capuchinhas.
[iii] Com os olhos da alma

E vocês gostam de passear pelo bosque? Gostam de abraçar as árvores e enraizar-vos com a natureza? Contem-me tudo aqui nos comentários :)

 Image and video hosting by TinyPic

Sem comentários:

Enviar um comentário